Umbanda

Umbanda

A Umbanda é uma das mais lindas expressões religiosas existentes. Religião que tem por base a prática da caridade e tem em uma de suas funções a elevação espiritual do médium e das entidades que governam o próprio médium.

É um culto popular aceito em todas as camadas sociais e de fácil acesso.

A Umbanda, embora tenha origens em diversas raças e nações, torna-se simples à medida que o médiun adentra em seus conhecimentos.

Dentre muitas entidades que baixam nos inúmeros terreiros de Umbanda existentes, cito como exemplo: Caboclos e Pretos-Velhos, que são considerados como tendo muita luz espiritual, força e sabedoria. Em verdade, o ritual de Umbanda é uma variação de outros cultos, baseada no espiritismo e como disse, tendo por base a caridade.

No que acreditamos:

Na existência de um Deus, Único, Onipotente e Onisciente, criador de todas as coisas, irrepresentável sob qualquer forma e adorado sob o nome de ZAMBI;

Em Entidades Espirituais, em plano superior de evolução, que não necessitam de novas reencarnações, responsáveis pela organização dos mundos e dos seres que neles habitam.

São os Orixás, Santos, Chefes de Linhas e Falanges, executores diretos da Vontade Divina. Entre eles, Oxalá, o Cristo Planetário da Terra e, como tal, primeiro na hierarquia deste planeta.

Em Guias Espirituais e Protetores, Sábios, poderosos e bondosos, porém necessitados ainda de reencarnações para seu aperfeiçoamento. São mensageiros dos Orixás e Santos;

Em Seres da Natureza e suas energias cósmicas que, manipulados com sabedoria e bondade, sob a forma de magia, auxiliam a peregrinação do homem;

Na imortalidade do espírito, sobrevivendo á morte física, a caminho da evolução;

Na reencarnação, possibilitando o aprendizado e aprimoramento do Espírito;

Na Lei do Carma, instituindo que cada ação gera uma reação;

Na necessidade do ritual como elemento mágico e disciplinador;

Na prática da mediunidade, sob as mais variadas modalidades, com o objetivo de caridade material e espiritual;

NO RESPEITO ÁS DEMAIS RELIGIÕES, porque todas constituem caminhos de progresso espiritual que conduzem a DEUS.

Conceitos de Umbanda
A Umbanda é uma religião natural que segue minuciosos ensinamentos de várias vertentes da humanidade. Ela traz lições de amor e fraternidade sendo cósmica em seus conceitos e transcendental em seus fundamentos.

A essência, os conceitos básicos da Lei de Umbanda fundamentam-se no seguinte:

– Existência de um Deus único
– Crença de entidades espirituais em evolução
– Crença em orixás e santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual
– Crença em guias mensageiros
– Na existência da alma
– Na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médiun

Essas são as principais características fundamentais das Leis de Umbanda, uma religião que prega a Paz, a União e a Caridade.

07(sete) Linhas de Umbanda
A Umbanda se divide em 07(sete) linhas que são assim classificadas:

1ª Linha de Oxalá ou Linha de Santo
– Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis. Esta linha é responsável por desmanchar os trabalhos de magia.

2ª Linha de Yemanjá
– Tem falanges das sereias que tem por chefe Oxum. Ainda nessa linha temos a falange das ondinas chefiada por Nanã; falange das caboclas do mar; Indaiá da falange dos Rios; Yara dos marinheiros e Tarimã das Calugas-Caluguinha da Estrela-guia.

3ª Linha do Oriente
– Subdividida pelas falanges do Hindus, dos médicos, dos árabes, chineses, oriente, romanos e outra raças européias.

4ª Linha de Oxossy
– Dividida nas falanges de Urubatão, Arariboia, Caboclo das 7 Encruzilhadas, Águia Branca e muitos outros índios chefes falangeiros que protegem contra magia, dão passes e ensinam o uso das plantas medicinais.

5ª Linha de Xangô
– Dividida nas seguintes falanges: falange de Yansã, do Caboclo do Sol, Caboclo da Lua, Caboclo da Pedra Branca, Caboclo do Vento e Caboclo Treme-Terra.

6ª Linha de Ogun
– Dividida nas falanges de Ogun Beira-Mar, Ogun Iara, Ogun Megê, Ogun Naruê, Ogun Rompe-Mato, esta linha protege os filhos contra as brigas, lutas e demandas.

7ª Linha Africana
– Dividida nas falanges do Povo da Costa, Pai Francisco, Povo do Congo, Povo de Angola, Povo de Luanda, Povo de Cabinda e Povo de Guiné, eles prestam caridades e orientam os fiéis para a prática do bem.

      Diz_a_umbanda_que_eu_chorei

Gongá
A palavra gongá é de origem banto e é utilizada no ritual de Umbanda para denominar o “altar sagrado” existente dentro do terreiro. Este altar ou gongá, como é chamado, é composto de imagens de santos católicos, caboclos, pretos-velhos e outras. Ainda no gongá tem em destaque a imagem da entidade espiritual que comanda o terreiro que de modo geral, em se tratando de Umbanda, poderá ser: um caboclo, um preto-velho ou ainda a imagem do orixá que governa a cabeça do médiun, chefe do terreiro.

O gongá, como expliquei, é o altar sagrado. Daí ele ter sempre uma cortina que poderá ser fechada sempre que o terreiro tiver funções que lidem com entidades como Exus e também em giras de correntes e descarregos. Essa atitude de se fechar a cortina do gongá é para se separar e isolar as diferentes faixas vibratórias espirituais que se vai trabalhar e ainda em respeito às entidades que se encontram estabelecidas no gongá.

Como se pode observar, o gongá representa para os médiuns umbandistas o lugar de mais alto respeito dentro de um terreiro de Umbanda.

A Dedicação do Médium de Umbanda
A Umbanda apresenta como mensagem religiosa a prática da caridade pura, o amor fraternal, a paz e a humildade. Ela também se propõe a produzir, pela magia, modificações existenciais que permitam a melhoria de vida do ser humano.

Através do ato da caridade e dedicação espiritual é que o médiun de Umbanda vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu Dom mediúnico, que na verdade foi lhe dado por Zambi para que se aprimorasse aqui na terra.

As incorporações, os passes e descarregos feitos pelo médiun de Umbanda são todo o conjunto de afazeres espirituais que dia a dia fazem parte da vida do médiun. Portanto, o médiun é patrimônio maior desta maravilhosa religião de Umbanda.

Prece de Abertura dos trabalhos

Em nome do pai + do Filho e do + Espirito Santo.
Pai misericordioso e Justo criador do Universo lançai vossas Bênçãos sobre os trabalhos que vossos filhos em vosso sagrado nome vão executar neste terreiro em beneficio dos seus irmãos também vossos filhos.
Pai misericordioso e Justo daí permissão aos Espíritos de Luz, Superiores, Anjos da Guarda, guias e Protetores nossos, Santos, Orixás, Chefes de Falanges e Seus comandados.
Aos Caboclos e Preto-velhos, Espíritos dos mares, rios, lagos, fontes e cachoeiras, a todos os espíritos puros ou purificados, que lancem sobre este terreiro suas irradiações salutares seus fluidos regeneradores em beneficio dos que aqui vem em busca de Alivio , socorro e Cura para suas dores físicas morais e espirituais.
Oxalá poderoso e cheio de Bondade , derramai sobre nós os vossos eflúvios infundindo em nós todos a resignação a boa vontade e a Fé para desempenhar-mos nossa função e tarefa.
Anjos de Guarda, guias e protetores nossos, derramai vossa influencia sobre os Médiuns aqui presentes
Afim de que possuídos da vossa energia possam transmitir aos irmãos necessitados de amparo.
Que as Energias do universo, sob a ação dos Espíritos de Luz, Guias e Protetores derrame-se forte e
Benéficas neste Ambiente.
Purificando, Iluminando, afastando os maus elementos da terra e do espaço .
Espíritos Superiores defendei este terreiro impedindo a Aproximação dos espíritos perturbadores da Terra e do Espaço.
Pai Misericordioso e Justo louvado seja vosso nome para todo o sempre.

Que Assim seja.

E é em nome do Pai + do Filho + e do Espirito Santo.
. Em nome de São Miguel Arcanjo Rei chefe da Umbanda.
Em nome de São Jorge Querreiro e Nossa Senhora da Conceição.
E ainda em nome de Pai João de angola nosso Mentor Espiritual….
Que eu dou por aberto os trabalhos de hoje….

Prece de Abertura dos trabalhos. II

Saravá Zambi
Saravá Oxalá!
Que os Eflúvios divinos de todos os Orixás nos envolva através das falanges trabalhadoras do bem.
Que ao iniciar-mos os trabalhos deste dia possamos receber dos nossos guias os elementos necessários para a firmeza e a segurança de nossa corrente espiritual.
Suplicamos a Yemanja, a Oxum e a Yançã , a purificação de nossos sentimentos levando todas as imperfeições para as ondas sagradas dos Rios e pelo sopro divino dos ventos.
Suplicamos a Xangô que nós envie um raio uma faisca do vosso incomensurável poder afim de abrandarmos a fúria intempestuosa de nossas tendências inferiores.
Suplicamos a Ogum que destrua com sua invencível lança as nossas paixões mesquinhas e afaste
De nós os fluidos maléficos que nós obsidiam.
Suplicamos a Oxossi na pujança de seus caboclos que nós dêem o vigor a força para eliminarmos
Os elementos contrários ao nosso aperfeiçoamento espiritual.
Suplicamos a Ibeji a irradiação primorosa da graça e dos sorrisos infantis para que possamos sentir palpitar em nossos corações o poder infinito de Zâmbi e Oxalá.
Suplicamos a Omulu para que as santas almas benditas vigiem os nossos passos e fortaleça os
nossos Elédas e auxiliem em nossos trabalhos espirituais.

Em nome de Zambi e Oxalá e de todos os Orixás de Umbanda, damos por aberto os trabalhos deste terreiro.
Que assim Seja

PRECE DE OXALÁ

Pai OXALÁ que com vossa poderosa coroa de luz branca possa proteger o nosso Terreiro para que possamos fazer a caridade
Pai OXALÁ nós pedimos a vossa proteção para todos os médiuns e a assistência
Pai OXALÁ vibre a sua energia de Amor e Sabedoria dentro nosso Conga
Pai OXALÁ ilumine,imante e faça tua amorosa energia vibrar dentro do nosso terreiro e que todos os seus Caboclos e Caboclas possam descer com suavidade.
Pai OXALÁ que tu possa nos ensinar a termos caridade com nosso irmão ou irmã.
Pai OXALÁ que vossa energia de bondade e amor possa também proteger o médium chefe [pai ou mãe de santo] para que ele trabalhe com desinteresse e com caridade
Pai OXALÁ nós pedimos humildemente que a nossa gira seja de paz e harmonia que a nossa gira seja abençoada por sua luz .
Pai OXALÁ abençoa todos que aqui vem ser ajudado e ajudar
Pai OXALÁ que quando adentrarmos no nosso terreiro possamos ter a humildade de saber respeitar a sagradas energias da SAGRADA CORRENTE DA UMBANDA
Pai OXALÁ que quando formos sair do nosso templo que possamos sair com o nosso espírito leve e abençoado por vossa energia de amor e sabedoria
SARAVA MEU PAI OXALÁ

PRECE PARA OS MÉDIUNS.

Deus Todo-Poderoso, permiti que, nas comunicações que solicito, eu seja assistido por bons espíritos. Preservai-me da presunção de me julgar isento da influência dos maus espíritos; do orgulho ou vaidade que me cegaria, iludindo-me quanto ao valor das comunicações que obtenha; de todo e qualquer sentimento contrário ao espírito da caridade para com todos os meus irmãos e especialmente para com os outros médiuns.
Se eu for induzido ao erro, inspirai a outrem o pensamento de me avisar, e a mim a humildade para aceitar com reconhecimento a advertência e tomar para mim mesmo os conselhos e instruções que me ditarem os vossos espíritos.
Permiti que eu nunca seja levado a abusar ou, de qualquer modo, a envaidecer-me com a faculdade que, para meu benefício, fizeste a graça de me conceder, antes eu vo-lo peço, meu Pai, retirai-a do que consistais que seja desviada do seu fim providencial, que é o bem de todos e o meu próprio adiantamento moral.

Oração a todos os Orixás

QUE A IRREVERÊNCIA E O DESPRENDIMENTO DE EXU ME ANIMEM A NÃO ENCARAR AS COISAS DA FORMA COMO ELAS PARECEM à PRIMEIRA VISTA, E SIM QUE EU APRENDA QUE TUDO NA VIDA, POR PIOR QUE SEJA, TERÁ SEMPRE O SEU LADO BOM E PROVEITOSO! LAROYÊ EXU!

QUE A TENACIDADE DE OGUM ME INSPIRE A VIVER COM DETERMINAÇÃO, SEM QUE EU ME INTIMIDE COM PEDRAS, ESPINHOS E TREVAS. SUA ESPADA E SUA LANÇA DESOBSTRUAM MEU CAMINHO E SEU ESCUDO ME DEFENDA. OGUN Iè! PATAKORI OGUN!

QUE O LABOR DE OXÓSSI ME ESTIMULE A CONQUISTAR SUCESSO E FARTURA àS CUSTAS DE MEU PRÓPRIO ESFORÇO. SUAS FLECHAS CAIAM à MINHA FRENTE, àS MINHAS COSTAS, à MINHA DIREITA E à MINHA ESQUERDA, CERCANDO-ME PARA QUE NENHUM MAL ME ATINJA. OKÊ BAMBOCRIM! OKÊ ARÔ ODÉ!

QUE AS FOLHAS DE OSSANHE FORNEÇAM O BÁLSAMO REVITALIZANTE QUE RESTAURE MINHAS ENERGIAS, MANTENDO MINHA MENTE SÃ E CORPO SÃO. EWE OSSAYIN!

QUE OXUM ME DÊ A SERENIDADE PARA AGIR DE FORMA CONSCIENTE E EQUILIBRADA. TAL COMO SUAS ÁGUAS DOCES – QUE SEGUEM DESBRAVADORAS NO CURSO DE UM RIO, ENTRECORTANDO PEDRAS E SE PRECIPITANDO NUMA CACHOEIRA, SEM PARAR NEM TER COMO VOLTAR ATRÁS, APENAS SEGUINDO PARA ENCONTRAR O MAR – ASSIM SEJA QUE EU POSSA LUTAR POR UM OBJETIVO SEM ARREPENDIMENTOS. AIEIEU!

QUE O ARCO-ÍRIS DE OXUMARÉ TRANSPORTE PARA O INFINITO MINHAS ORAÇÕES, SONHOS E ANSEIOS, E QUE ME TRAGA AS RESPOSTAS DIVINAS, DE ACORDO COM MEU MERECIMENTO. ARROBOBOI OXUMARè!

QUE OS RAIOS DE YANSÃ ALUMIEM MEU CAMINHO E O TURBILHÃO DE SEUS VENTOS LEVE PARA LONGE AQUELES QUE DE MIM SE APROXIMAM COM O INTUITO DE SE APROVEITAREM DE MINHAS FRAQUEZAS. HEPARREI!

QUE AS PEDREIRAS DE XANGÔ SEJAM A CONSOLIDAÇÃO DA LEI DIVINA EM MEU CORAÇÃO. SEU MACHADO PESE SOBRE MINHA CABEÇA AGINDO NA CONSCIÊNCIA E SUA BALANÇA ME INCUTA O BOM SENSO. OBANISHÉ KAÔ! KAÔ CABECILE!

QUE AS ONDAS DE YEMANJÁ ME DESCARREGUEM, LEVANDO PARA AS PROFUNDEZAS DO MAR SAGRADO AS AFLIÇÕES DO DIA-A-DIA, DANDO-ME A OPORTUNIDADE DE SEPULTAR DEFINITIVAMENTE AQUILO QUE ME CAUSA DOR E QUE SEU SEIO MATERNO ME ACOLHA E ME CONSOLE. ÓDOCIABA YEMANJÁ!

QUE AS CABAÇAS DE OBALUAYÊ TRAGAM NÃO SÓ A CURA DE MINHAS MAZELAS CORPORAIS, COMO TAMBÉM AJUDEM MEU ESPÍRITO A SE DESPOJAR DAS VICISSITUDES. ATOTÔ OBALUAYÊ!

QUE SABEDORIA DE NANÃ ME DÊ UMA OUTRA PERSPECTIVA DE VIDA, MOSTRANDO QUE CADA NOVA EXISTÊNCIA QUE TENHO, SEJA AQUI NA TERRA OU EM OUTROS MUNDOS, GERA A BAGAGEM QUE ME DÁ MEIOS PARA ATINGIR A EVOLUÇÃO, E NÃO UMA FORMA DE PUNIÇÃO SEM FIM COMO JULGAM OS INSENSATOS. SALUBA NANÃ!

QUE A VITALIDADE DOS IBEIJIS ME ESTIMULE A ENFRENTAR OS DISSABORES COMO APRENDIZADO; QUE EU NÃO PERCA A PUREZA MESMO QUE, AO MEU REDOR, A TENTAÇÃO ME ENVOLVA. QUE A INOCÊNCIA NÃO SIGNIFIQUE FRAQUEZA, MAS SIM REFINAMENTO MORAL! ORIBEIJADA!

QUE A PAZ DE OXALÁ RENOVE MINHAS ESPERANÇAS DE QUE, DEPOIS DE ERROS E ACERTOS; TRISTEZAS E ALEGRIAS; DERROTAS E VITÓRIAS; CHEGAREI AO MEU OBJETIVO MAIS NOBRE: AOS PÉS DE ZAMBI MAIOR! ÊPA BABÁ OXALÁ!


Dez maneiras de Amar a Nós mesmos

01 – Disciplinar os próprios impulsos.
02 – Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.
03 – Atender os bons conselhos que traçamos para os outros.
04 – Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.
05 – Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.
06 – Evitar as conversações inúteis.
07 – Receber no sofrimento o processo de nossa educação.
08 – Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.
09 – Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.
10 – Repetir as lições edificantes, tantas vezes se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos, sem desanimar, e colocando-nos a serviço do Divino mestre, hoje e sempre.


Prece de encerramento dos trabalho.
Pai Misericordioso e justo, criador do Universo.
Oxalá poderoso e caritativo, anjos de luz, guias e protetores graças vos rendemos, pela vossa proteção aos nossos trabalhos.
Todos aqui pedem humildemente a Jesus que lhes perdoe suas faltas, erros e pecados.
Todos aqui temos o mais firme e sincero propósito de se esforçarem ao Maximo para melhorarem e assim satisfazer a vontade do pai, cujo mandamento básico è a pratica da caridade, Caridade e dada nas palavras e nos pensamentos.
Virgem Mãe Gloriosa, padroeira sublime.nòs todos aqui agradecemos a vossa proteção e suplicamos a vossa constante assistência a esse terreiro e o vosso auxilio aos nossos trabalhos.
Ogum com sua espada sempre flamejante vinde em nosso socorro defendendo-me dos inimigos de umbanda.
São Sebastião sede também um protetor deste terreiro, cobrindo os nossos irmãos, como o chefe do terreiro, os médiuns, cambonos, bem assim como todos aqueles que aqui vem em busca de auxilio para os seus sofrimentos, Físicos, materiais e espirituais.
Irmãos rendei graças ao pai por todos os benefícios que nos tem concedido que sempre nos concederà todas as vezes que lhe dirigirmos as nossas preces por intermédio dos anjos da guarda, dos Orixás, dos Guias, protetores, Chefes de falanges e seus comandados.
Aos Irmãos de luz humildemente agradecemos, a caridade com que brindaram os nossos trabalhos que acabaram de terminar.
Continuai todos vos ò obreiros da Divindade a proteger-nos em todos os momentos.
Em nome do Grande Pai de Jesus, nosso Querido e amado mestre e de todos os seus mensageiros, humildes trabalhadores de umbanda.

Em nome de São Miguel Arcanjo, Rei e Chefe da Umbanda.
Em nome de São Jorge Querreiro e nossa senhora da conceição e ainda em nome
de Pai João de Angola, nosso mentor espiritual.

Damos por encerrado os trabalhos de Hoje.

Em nome do + Pai do + Filho e do + Espírito Santo.

Bendito e louvado seja o pai nosso, Pai Misericordioso,
Para sempre seja louvado.

Igorrossi de Agradecimento.

Sarava Zämbi! Sarava Oxalá!

Ao Encerrarmos os trabalhos desta Noite (ou Tarde), agradecemos a todos os orixás a luz radiosa dos raios aspergidos sobre nossas Mentes.

Agradecemos a Yemanjà, a Oxum e a Yansà, as graças recebidas através das ondas sagradas dos mares, das sacrossantas águas dos rios e pelo do sopro divino dos ventos.
Agradecemos a Xangô os luminosos raios de Luz que nos enviou para abrandar a fúria e a violência de nossas manifestações de cólera e de rancor contra os nossos semelhantes.

Agradecemos a Ogum pelo envio de suas falanges protetoras contra os nossos inimigos ocultos e ostensivos, que procuraram nos impedir de praticar a caridade.

Agradecemos a Oxossi, a seiva vivificadora das matas com o que nos enlamearam…Para purificar os nossos sentimentos e destruir a erva daninha que vicejam o nosso coração.

Agradecemos a Omulu a presença das santas almas Benditas que vieram fortalecer nossos èledas, solidificar os elos da nossa corrente espiritual e proporcionar bons Êxitos aos nossos Trabalhos espirituais.

Agradecemos a Ibeji a primorosa irradiação de suas falanges para inundar de sorrisos e de doçura para todos os espíritos carentes de Paz, Harmonia, e Felicidade.

Em nome de Zâmbi e de Oxalá !
E de todos os Orixás de Umbanda…
Damos por encerrado os trabalhos deste terreiro.

Ponto de Encerramento dos trabalhos.

Fecha, Fecha missão!
Missão de grande valia quem abre com um Pai-nosso,
Fecha com uma Ave-Maria

II
Eu fecho a nossa gira
Com Deus e Nossa Senhora
Eu fecho a nossa gira
Sambolê pemba de angola
Eu fecho a nossa gira
Com Deus e Nossa Senhora
Eu fecho a nossa gira
Sambolê pemba de angola

III

Estrela da Guia
Que guiou nossos pais
Guiai nossos filhos
Pros caminhos que eles vais.

  • Av. Dona Sofhia Rasgulaeff 177.
    Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
    Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463
    Consultas Somente com Hora Marcada.
    Atendimento: de Segunda a sexta-feira
    Das 09:00 as 19:00 horas.
    Não damos consultas:
    via WhatsApp ou via E-mail e mensagens de celular.



Esta entrada foi publicada em Umbanda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.