Os Ciganos na Umbanda

Salve o povo cigano.

Os Espíritos Ciganos são também, uma linha de trabalhos espirituais que busca seu espaço próprio, pela força que demonstram em termos de caridade e serviços a humanidade. Seus préstimos são valiosas contribuições no campo do bem-estar pessoal e social, saúde, equilíbrio físico, mental e espiritual, e tem seu alicerce em entidades conhecidas popularmente com “encantadas”.

São entidades que há pouco tempo ganharam força dentro dos rituais da Umbanda. Erroneamente no começo eram confundidos com entidades espirituais que vinham na linha dos Exus, tal confusão se dava por algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro ou nomes semelhantes a esses utilizados por Exus e Pombas-Gira. Hoje, o culto está mais difundido, se sabe e se conhece mais coisas sobre essas entidades, chegando algumas casas a terem um ou mais dias específicos para o culto aos espíritos ciganos.

Não tem na Umbanda o seu alicerce espiritual, como dissemos; se apresentam também em rituais do tipo mesa branca, Kardecistas e em outros rituais específicos de culto à natureza e todos os seus elementos, por terem herdado de seu povo, o cigano, o amor incondicional à proteção da natureza.

Encontraram na Umbanda um lugar quase ideal para suas práticas por uma necessidade lógica de trabalho e caridade.

Na Umbanda passaram a se identificar com os toques dos atabaques, com os pontos cantados em sua homenagem e com algumas das oferendas que são entregues às outras entidades cultuadas pela Umbanda. Encontraram lá, na Umbanda, uma maneira mais rápida de se adaptarem a cultos e é por isso que hoje é onde mais se identificam e se apresentam.

São entidades oriundas de um povo muito rico de histórias e lendas, foram na maioria andarilhos que viveram nos séculos XIII, XIV, XV e XVI. Tem na sua origem o trabalho com a natureza, a subsistência através do que plantavam e o desapego as coisas materiais.

      Cigano-HinoCiganonaCiganos

Dentro da Umbanda seus fundamentos são simples, não possuindo assentamentos ou ferramentas para centralização da força espiritual. São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.

Diferentemente do que pensamos e aprendemos, raramente são incorporadas, preferindo trabalhar encostadas e são entidades que devem ser cultuadas na direita, pois quando há necessidade de realizarem qualquer trabalho na esquerda, são elas que se incumbem de comandar as entidades ciganas que trabalham para este fim, por isso, não precisam de assentamentos. Por isso tudo fica evidenciado que são entidades que trabalham exclusivamente para o bem.

Santa Sarah Kali é sua orientadora para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com Sincretismos, pois Santa Sarah é tida como orientadora espiritual e não como patrona ou imagem de algum sincretismo.

Ciganos na Umbanda, são espíritos desencarnados homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano.

Os ciganos em geral, tem seus rituais especificos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. A santa protetora do povo cigano é “Santa Sara Cali”. Dentro da Umbanda, trabalham para o progresso financeiro e para as causas amorosas. Cheios de simpatias espitiruais, os espiritos ciganos trabalham para a cura de doenças espitiruais.

Os ciganos, dentro da ritualistica umbandista, falam a língua “portunhol”, alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos. As incorporações acontecem geralmente em linha própria, mas nada impede que eles possam a vir trabalhar na linha de Exú.

“A vida as vezes nos mostra algo, que não entendemos no ato, mas com certeza no futuro entenderemos, então não adianta o desespero antecipado, sempre haverá uma explicação para tudo que passamos. Eu vivo a minha verdade, então o que espera para viver a sua?” (Pelo Espírito Cigano das Almas 05/06 2005)

CIGANA

És uma linda flor que desabrocha ao amanhecer.

És um espirito de luz.

És a luz que clareia nossas mentes

Para que possamos dar um

Conselho na hora certa.

És o espirito que nos dá força para

Superarmos todos os nosso obstáculos.

És a estrela brilhante que ilumina

Nossas vidas neste planeta Terra.

És um espirito maravilhoso que a noite

Vigia nossos sonhos,

Impedindo a aproximação de espiritos maléficos.

Cigana, com tuas fitas coloridas,

Estás sempre transmitindo a força do arco-íris.

Sempre que um aflito te invocar,

Possas transmitir a energia da

Paz, da harmonia e da consolação.

Que,ao olhar a chama de uma vela,

Possamos sentir tua presença.

Que, ao tocar um cristal,

Possamos sentir tua energia positiva.

Que, ao sentir o aroma de violetas,

Possamos sentir que estás nos confortando.

Cigana, cobre-nos com tua saia colorida,

Escondendo-nos doa invejosos e

Mostrando a eles que o caminho não é esse.

Cigana encantada, que nesta hora

Possamos sentir segurança, paz e felicidade.

Com teu encanto, encanta coisas boas para que

Nossos caminhos não tenham obstáculos.

Desencanta todas as perturbações que existem nos lares.

Cigana, cura aqueles que estejam doentes

Do espírito,da alma e da matéria.

Com o poder do Pai-sol,

Com o poder da Mãe-Terra,

Nós te pedimos que nossos pedidos

sejam atendidos,

Por Santa Sara, a padroeira dos ciganos, e por

Todos os espíritos ciganos que viveram e

sofreram nesta Terra,

Nesta corrente de fé, cigana.

Texto de Ana da cigana Natasha

Transcrito por Joana Cigana.

Homenagem a Santa Sara Kali.

 

Av.na Sofhia Rasgulaeff 177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00 Horas.

Não damos consultas via WhatsApp, e-mails ou mensagem de Celular.

Agradecemos sua visita volte sempre!

Esta entrada foi publicada em Umbanda. Adicione o link permanente aos seus favoritos.