Histórias de Ossaim

Histórias de Ossaim

histórias de ossain
Considerado o pai das plantas sagradas e milagrosas, Ossain é o Orixá da cura.
Por ter o conhecimento e poder sobre qualquer vegetação, consegue a cura de todos os males de maneira natural.
Dessa forma, é um Orixá que atua em trabalhos pela saúde e ajuda quem procura levar uma vida saudável.

É um dos Orixás mais misteriosos da Umbanda e tem um comportamento bastante reservado. Entre todos os outros Orixás, Ossain não tem nenhum relacionamento com os demais e é o que menos se sabe sobre a vida.
No sincretismo religioso, é relacionado com São Benedito.
Sobre o Orixá da cura – Ossain

Ossain é um Orixá bastante reservado e pouco visto nos terreiros.
Acredita-se que ele até prefere que existam várias lendas sobre si, já que não se importa com isso, afinal, tem bastante segurança sobre quem é, o que quer e como trabalha.
Essa sua sabedoria e paz de espírito são representadas em sua vestimenta com a cor branca combinada com o verde das folhas.

Junto com Oxóssi e Ogum, é um defensor das matas e encontra nas florestas mais virgens e profundas a emanação pura da energia da natureza.
Aconselha-se sempre deixar uma oferenda aos três Orixás sempre que adentrar a uma mata, já que é um território sagrado e que deve ser respeitado.

Aprenda agora quantos Orixás existem!

Conhecendo os filhos de Ossain

Os filhos desse Orixá carregam consigo as principais características e energias do pai. No geral, são indivíduos bastante equilibrados e cautelosos.
Dificilmente você encontrará um filho de Ossain deixando seus gostos, simpatias e antipatias interferir na forma como entendem e opinam sobre os outros.
Dessa forma, são pessoas que sabem muito bem controlar seus sentimentos e emoções.

Também são muito racionais e frios nas decisões que tomam, demonstrando uma invejável capacidade de discernimento.
Além disso, assim como o Orixá, são reservados e nunca opinam em questões que não lhes dizem respeito.

O dia da semana dedicado a Ossain é a quinta-feira, as suas principais cores são verde e branco e a sua saudação é “Ewé o! ewé o!” ou “Ewé ewé assa!”.
Ossain e o sincretismo com São Benedito

O mistério que ronda a existência do Orixá é o que o relaciona com a figura católica de São Benedito, protetor dos escravos e afrodescendentes.
Assim como Ossain, é uma entidade que carrega uma história de vida cheia de dúvidas e poucas certezas sobre sua trajetória.

Conta-se que Benedito nasceu em uma família originária da Etiópia que foi escravizada na Sicília, Itália, por volta de 1526.
Anos mais tarde, seus pais foram libertos por seus senhores e a família continuou a vida livre, porém pobre no país. Acredita-se que ele trabalhou como pastor de ovelhas e lavrador.

Em algum momento de sua trajetória, não se sabe quando, Benedito entrou em contato com um dos seguidores de São Francisco de Assis e, identificando-se com as motivações do grupo, se juntou a um convento franciscano de Palermo, capital da Sicília.

Lá, foi um franciscano exemplar e chamou a atenção por sua humildade, obediência e espírito de oração. Benedito andava descalço, dormia no chão e fazia uma série de sacrifícios.
Sabe-se que muitas pessoas que buscavam seus conselhos e orações conseguiram atingir as curas necessárias.
Essa capacidade de cura é mais um dos pontos que dialoga com as energias de Ossain.

Após 17 anos nessa função, ele se mudou para o Convento dos Capuchinhos e trabalhou como cozinheiro, ficando nesse cargo até ser o momento em que foi eleito por seus irmãos como superior do Mosteiro por conta de sua prudência, santidade e sabedoria.
A igreja católica relacionando Ossain com São Benedito

A tradição católica o considera iluminado pelo Espírito Santo por ter profetizado e obtido resultado positivo em diversas vezes.
Para muitos, Deus conferiu a ele o dom dos milagres.
Apesar de todas as informações disponíveis a respeito de São Benedito, a maioria das histórias é confusa e com mais de uma versão.

As homenagens para São Benedito são feitas no mesmo dia dedicado a Ossain, 5 de outubro.
No mesmo dia, a Umbanda faz um ritual que recebe o nome de “Sasanha” ou “Sassayin”, quando se retira a energia vital das plantas – o sumo, considerado o “sangue vegetal”. É com esse “sangue” que se faz a purificação de objetos sagrados e do corpo dos iniciados, levando renovação e equilíbrio para as Casas de Umbanda. Nesse momento, o Orixá é entoado com cantigas dedicadas também às folhas e florestas.

Como Òsanyìn descobre o nome das folhas.

Òrúnmílá dá a Òsanyìn o nome das plantas.

Ifá foi consultado por Òrúnmílá que estava partindo da terra para o céu e que estava indo apanhar todas as folhas. Quando Òrúnmílá chegou ao céu Olódùmaré disse, eis todas as folhas que queria pegar o que fará com elas ?

Òrùnmílá respondeu que iria usá-las, disse que, iria usá-las para beneficio dos seres humanos da Terra. Todas as folhas que Òrunmílá estava pegando, Òrúnmílá carregaria para a Terra.

Quando chegou à pedra Àgbàsaláààrin ayé lòrun (pedra que se encontra no meio do caminho entre o céu e a terra) Aí Òrúnmílá encontrou Òsanyìn no caminho.

Perguntou: Òsanyìn onde vai?

Òsanyìn disse; “Vou ao céu, disse ele, vou buscar folhas e remédios”.

Òrúnmílá disse, muito bem, disse, que já havia ido buscar folhas no céu, disse, para benefício dos seres humanos da terra.
Disse, olhe todas essas folhas, Òsanyìn pode apenas arrebatar todas as folhas. Ele poderia fazer remédios (feitiços) com elas porém não conhecia seus nomes.

Foi Òrúnmílá quem deu nome a todas as folhas.
Assim Òrúnmílá nomeou todas as folhas naquele dia.

Ele disse, você Òsanyìn carrega todas as folhas para a terra, disse, volte, iremos para terra juntos.

Foi assim que Òrúnmílá entregou todas as folhas para Òsanyìn naquele dia.
Foi ele quem ensinou a Òsanyìn o nome das folhas apanhadas.

  • Av. Dona Sofhia Rasgulaeff 177.
    Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
    Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463
    Consultas Somente com Hora Marcada.
    Atendimento: de Segunda a sexta-feira
    Das 09:00 as 19:00 horas.
    Não damos consultas:
    via WhatsApp ou via E-mail e mensagens de celular.

Esta entrada foi publicada em Caracteristicas dos filhos dos Orixás. Adicione o link permanente aos seus favoritos.