Firmeza De Pretos-Velhos

Firmeza De Pretos-Velhos

FIRMEZA DE PRETO VELHO NO CEMITÉRIO

Muitos médiuns e dirigentes de Umbanda acreditam que basta incorporar seus guias para que eles comecem a trabalhar no atendimento às pessoas que vão aos centros em busca de auxilio.

Mas isto não é verdade e antes de um médium começar a dar atendimento ele deve firmar seus guias nos seus campos de atuação, sob a irradiação dos orixás que os regem e sustentam seus trabalhos.

Mesmo que um médium já esteja incorporando muito bem seus guias, ainda assim é preciso que ele firme todos os seus guias antes de começar a dar passes e consultas, e em hipótese alguma deve deixar para depois estes procedimento básicos e indispensáveis a um bom trabalho de atendimento às pessoas necessitadas.

Sim! Sem estar com todas as suas forças espirituais muito bem identificadas e firmadas em seus campos vibratórios, de já terem seus colares ou guias de trabalho cruzadas e consagradas, de já terem riscado seus pontos de firmeza, não se deve permitir a um médium novo que dê atendimento às pessoas dentro de um centro.

E isto, por duas razões:

1ª- Só com as forças devidamente firmadas elas poderão fazer um bom trabalho para os necessitados, por que contarão com a cobertura dos orixás que regem o campo em que atuam.

2ª- Só com suas forças espirituais bem firmadas um médium pode mexer com certas forças que entram com as pessoas que precisam ser ajudadas.

Se dou esse alerta é porque já estou cansado de ver médium ficar 1, 2, 3 anos frequentando os centros, girando e ajudando os trabalhos sem que tenham ido à natureza firmar corretamente as suas forças espirituais, que querem trabalhar, mas não podem mexer com coisas pesadas porque seus médiuns não têm o preparo necessário.

Durante o desenvolvimento, sem pressa e só após o guia se identificar, é dever, é obrigação de o médium firma-lo em seu campo vibratório na natureza, e fazer bem feita essa firmeza, dando ao guia os recursos necessários para que ele tenha meios de ajudar as pessoas necessitadas.

Mas não adianta ‘só ir à natureza e dar uma oferenda ao guia que tudo estará resolvido.

Não mesmo!

É preciso que a firmeza seja feita dentro de certos procedimentos para que tenha validade.

Procedimentos para firmar a força de um Preto Velho (a) no Campo Santo:

1º – Adquirir todos os elementos necessários: –(comidas e bebidas de preto velho), velas e flores de crisântemos brancos.

Comidas: bolo de fubá, arroz doce, canjica, pipocas estouradas e sem sal.

Bebidas: Café, agua, vinho licoroso branco, agua de cocô, Sempre em acordo com o que ele pedir ou intuir ao seu médium.

Velas: – 7 velas brancas para o circulo da oferenda.

Mais uma vela branca para o Pai Obaluaiê, 1 vermelha para o Pai Ogum Megê, 1 amarela para a Mãe Iansã que deverão ser acesas em triangulo, (antes de se fazer a oferenda ao Preto Velho), na frente do cruzeiro das almas, e dentro dele o médium deve colocar uma vela branca para si e pedir a benção e a proteção destes orixás.

2º – Após firmar os orixás em triangulo o médium os saúda, pede-lhes a benção e a proteção. Depois pede licença para firmar seu Preto Velho no Campo Santo.

3º – Depois recua 7 passos largos para traz dando o primeiro com o pé direito e, no sétimo. Ajoelha, cruza o solo com a mão direita, saúda seu Preto Velho ou sua Preta Velha, e lhe pede licença para firmar ali, diante do Cruzeiro das Almas, a sua força.

4º – A seguir pega os elementos e começa a fazer a firmeza: – acende as velas brancas em circulo, coloca um pedaço de pano branco sobre o solo e deposita em cima dele um alguidar ou um prato de papelão com as pipocas, cruza-as com o mel; a seguir coloca os ramos de crisântemos brancos entre as velas, e com as flores viradas para o lado de fora do circulo de velas; a seguir coloca as comidas e as bebidas ao redor do alguidar, com cada um dos elementos acondicionado dentro de um recipiente adequado e biodegradável. (Os vasilhames usados para leva-los devem ser recolhidos pelo médium).

5º – Após fazer a firmeza o médium deve cantar pontos ao seu Preto Velho (a) ou fazer uma oração, pedindo lhe que firme suas forças no Campo Santo, para que possa, já firmado, incorporar no Centro e fazer a caridade espiritual ajudando os necessitados.

6º – Caso o Preto Velho incorpore, o cambone ou a pessoas que esta acompanhando deve atendê-lo, conversar com ele e servi-lo com o que ele pedir.

7º – Depois, o médium dever pedir a benção e o axé dele, dar 7 passos para traz e se retirar.

Obs.: O médium deve pedir licença na porteira para entrar e para sair do Campo Santo e sua firmeza deve ser feita com respeito, reverencia e muito amor no coração, pais é um ritual sagrado de Umbanda essa firmeza de forças e, assim como ele é necessário, ele também trará inúmeros benefícios para o médium que o fizer.

Tipos De Guias De Contas E Colares

TIPOS DE GUIAS DE CONTAS E COLARES

As guias poder servir para o trabalho de um médium dentro de um terreiro e também para proteção do mesmo fora do terreiro ou casa espírita.

Guias de Trabalho

As guias de trabalho, são de uso exclusivo para dentro do terreiro, nos dias de gira, nos dias de festas, nos dias de batismo, entre as outras coisas feitas dentro da casa umbandista.

Elas devem ser feitas de acordo com os Orixás do ori do médium, de acordo com o pedido de alguma Entidade da coroa do médium, nas cores determinadas de cada Orixá ou Entidade, de contas leitosas para a Umbanda, e cristal para o Candomblé. Como vamos nos frisar em Umbanda, nossas colocações serão de acordo com as regras Umbandistas.
As guias de trabalho devem ser firmadas, ou seja, elas terão no ponto mais alto (parte inferior da cabeça, sendo encostado a nuca) uma firma, que é uma peça feita com o mesmo material das contas leitosas, sendo essa comprida e cilíndrica, onde deve ser terminado o fechamento da guia, que ficará encostada a nuca do médium, quando for
utilizada a guia de trabalho.

Essas guias de contas leitosas devem ter as cores indicadas de cada Orixá da coroa do médium, sendo algumas de uma só cor, outras bicolores ou na quantidade de cores conforme a necessidade de cada Entidade de Luz.
Essas guias também podem ser feitas com outros tipos de materiais, dentro dos pedidos das Entidades trabalhadoras, sendo esses materiais como contas de sementes (lágrimas de Nossa Senhora), cruzes e figas de madeira, couro, palha. Tudo isso dentro da necessidade de cada Entidade de Luz.

GUIAS DE PROTEÇÃO

As guias de proteção são feitas a pedido de uma Entidade de Luz ou pelo próprio médium ou consulente, para que possa ser usada dia a dia para proteção nas ruas, contra assaltos, acidentes, inveja entre outras coisas.
Essas guias também são feitas da mesma forma das guias de trabalho, porém não se é utilizado as firmas, e normalmente é feita nas cores da quais a Entidade que foi solicitada a fazer se utiliza. Podendo também ser feita nas cores dos Orixás da coroa do médium ou consulente, assim como também com sementes (lágrimas de Nossa Senhora) ou mesmo em couro.

CORES E FORMAS DE GUIAS

As cores, como já foi dito vai de acordo com o Orixá da coroa do Médium ou a Entidade que pediu. Abaixo vamos descrever algumas guias da Umbanda.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS BRANCAS

Essa guia vibra a força de Pai Oxalá, normalmente todos os filhos ao entrar para trabalhar em uma casa de Umbanda, já devem estar com a guia de Oxalá. Mesmo sem saber quais são os Orixás de Ori, mesmo sem
ter desenvolvimento mediúnico, o médium já deverá estar usando a guia branca. É a primeira guia da vida de um médium pela regra da Umbanda.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS VERMELHAS

É a Guia para vibração do Orixá Ogum, sendo ele o pai da coroa de um médium. Ela normalmente é toda vermelha com firma da mesma cor, podendo ser utilizada pequenas espadas de aço, para a simbologia desse Orixá. Contudo isso não vai de acordo com a vontade do médium, e sim pela determinação da Entidade que solicitou esses símbolos.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS MARRONS

São guias para os filhos de Xangô, elas normalmente são todas marrons com firma da mesma cor, podendo também, em alguns casos ser divididas em 3 marrons e uma branca. Também pode ser inserida o símbolo de Xangô, que é o machado pequeno em aço, isso quando determinado pela Entidade solicitante.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS VERDES

Essas guias são utilizadas normalmente pelos filhos de Oxossi, sendo toda em contas verdes e firma também da mesma cor. Como nos casos acima, também pode ser inseridos o símbolos desse Orixá, que nesse caso pode ser um arco e flecha ou uma pequena flecha de aço.

Essas guias verdes também podem ser utilizadas por Caboclos, sendo da mesma forma as contas e a firma, porém em alguns casos podem incluir outras cores nas contas, e também ´podem ser pedido dentes de animais, penas, sementes, etc. Da mesma forma também aos Boiadeiros, sendo que podem ser inclusos pedaços de couro, olho de boi (semente), etc.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS BRANCAS E PRETAS

É utilizada nas guias dos filhos de Obaluaiê, sendo divididas conforme a solicitação da Entidade, podendo ser uma branca e uma preta, ou três brancas e três pretas ou mesmo sete brancas e sete pretas, fechando com a firma branca raiada de preto. Pode ser solicitado o uso de pequenas cruzes em aço, como simbologia desse Orixá.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AMARELAS E PRETAS

As guias bicolores em amarelo e preto em suas contas, são utilizadas para médiuns filhos de Omulú, sendo também conforme Obaluaiê, divididas de uma a uma, ou de três em três, ou também de sete em sete contas intercaladas, com a firma preta raiada de amarelo. E como o símbolo de Omulú é o mesmo de Obaluaiê, também pode ser solicitado pequenas cruzes em aço, para ser colocado na guia, conforme instrução da Entidade solicitante.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AZUIS ANIL OU AZUIS CLARO

Essas guias são utilizadas para filhos de Oxum, sendo toda em azul anil ou mesmo em azul claro, com firma da mesma cor das contas. A diferença do azul claro ou do azul anil, vai depender da sequencia dos outros Orixás da coroa do médium, e é determinado pela Entidade solicitante. Poderá ser pedido pequenos corações de aço para a guia do filho de Oxum, sendo essa a simbologia dessa Orixá.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AZUIS CLARO

Essa guia é para os filhos de Iemanjá, ela deve ser feita toda em azul claro, com a firma da mesma cor. Em alguns casos pode ser contas azuis e brancas, com quantidade e separação determinada pela Entidade solicitante. Nesse caso também se usa a firma azul claro. Como Iemanjá e a Rainha do mar, mãe dos peixes, muitas vezes podem ser pedidas para acrescentar na guia pequenos peixes em aço ou mesmo cavalos-marinhos, também do mesmo material.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AMARELAS

As guias com contas amarelas e firmas da mesma cor, são utilizadas pelos filhos da Orixá Iansã. Elas devem ser amarelas de um tom mais claro, e podem ter, dentro da determinação da Entidade solicitante, o símbolo dessa Orixá, que é o Raio (Eruexim, cabo de ferro ou cobre com um rabo de cavalo).

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS ROXAS

Para os filhos de Nanã Buruquê se utiliza a guia com contas roxas, sendo a firma da mesma cor. Em alguns raros casos pode ser solicitado pela Entidade que instruiu a confecção da guia a ser utilizado uma cópia miniatura de um Ibíri (um feixe de ramos de folhas de palmeira, com a ponta curvada enfeitada com pequeninos búzios).

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS ROSAS, OU ROSAS E AZUIS, OU AZUIS

Essa guia é bem particular, pois ela é a guia vibracional de Entidades de Luz na fase infantil. São utilizadas na maioria dos terreiros por todos os médiuns, principalmente nas festas de Ibeijada, Erês, na comemoração do dia de Ibeijis.
Elas podem ser toda de contas rosas com firma da mesma cor (normalmente solicitada por uma criança do sexo feminino), ou podem ser toda com contas em azul claro, sendo a firma na mesma cor (normalmente quando solicitado por uma criança do sexo masculino). Mas como tanto médiuns femininos quanto masculinos podem receber na coroa meninos e meninas, é mais comum ser utilizada a guia bicolor nas cores rosa e azul, sendo a firma rosa raiada de azul ou azul raiada de rosa.

Em alguns casos pode ser solicitado pela criança trabalhadora da Umbanda uma diferenciação em sua guia, podendo ser com contas maiores do que as normais, algumas utilizam bonequinhos, algum brinquedinho, podem ser fechadas ao invés de firmas com contas acima do tamanho das contas da guia, podem fazer várias diferenciações, tudo vai da vontade e da precisão da Ibeijada.

GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS PRETAS OU VERMELHAS E PRETAS

Essas guias são utilizadas para nossos compadres Exús e nossas comadres Pombo Giras.
Elas são formadas e confeccionadas conforme a solicitação dessas Entidades de Luz, sendo feitas da seguinte maneira:
EXÚ: O Exú pode utilizar a guia preta quanto a vermelha e preta, tudo dentro da linha e irradiação que ele trabalha.
Sendo de contas pretas, a firma deve ser da mesma cor., e pode ser utilizado, dentro da determinação da Entidade, pequenos tridentes de aço, sendo esses tridentes retos, chamados de tridente masculino. Pode também ser pedido pelo o Exú, pequenos punhais de aço.

Eles podem ser divididos em três, sete ou até 21 tridentes ou punhais na confecção da guia, tudo isso dentro da irradiação e trabalho do Exú solicitante.

Sendo de contas vermelhas e pretas, a firma pode ser preta, preta raiada de vermelho, vermelha ou vermelha raiada de preto. Também se pode ser utilizada pequenos tridentes ou punhais de aço, conforme vimos acima.

POMBO GIRA: Na linha das Pombo Giras, também podemos ver guias da mesma forma dos Exús, sendo tanto Vermelha e preta quanto apenas vermelha, e com firmas também da mesma forma dos Exús, podendo ter como firmamento os punhais e tridentes em aço, só detalhando que os tridentes no caso da Pombo Gira são tridentes curvos, os chamados tridentes femininos.

Essas colocações para as guias de Exús e Pombo Giras foram feitas para um modo geral, podendo tranquilamente ser diferenciada por um ou outro detalhe, como por exemplo a quantidade de contas de cada cor, ou outro símbolo mais particular de cada Entidade (pois são milhares e milhares de Exús e Pombos Giras diferentes).

GUIAS COM FIRMA E CONTAS VERMELHAS E BRANCAS

Essa guia é utilizada para nossos companheiros Malandros e Malandras. Elas são bicolores em contas vermelhas e brancas, com firma vermelha ou branca, podendo ser raiada ou não.
As contas podem ser divididas em uma a uma, três em três, sete em sete, vinte e uma a vinte uma, ou até mesmo uma quantidade maior de uma cor e menor de outra, tudo dentro da determinação da Entidade de Luz que determinou a fazer a guia para o médium. Raramente se vê uma guia dos Malandros com algum símbolo, normalmente são apenas as contas vermelhas e brancas e a firma, mas em pouquíssimos casos pode ser pedido para ser adicionado uma ou três piriguaia (variedade de búzio) na guia.

GUIAS DE SEMENTES (LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA)

Essas guias são muito utilizadas pela linha de Preto Velho, elas são confeccionadas de acordo com a vontade e determinação da Entidade, muitas vezes tem a aparência de um terço para orações. Podendo ela ter figas de guiné ou de arruda nas divisões das sementes, normalmente não tem firma, mas pode ter uma cruz em madeira na parte central inferior da guia. Alguns Pretos Velhos podem fazer uns patuás para serem colocados em determinadas guias de sementes, em pontos demonstrados por eles, e esses patuás podem ter uma variedade de coisas, como figas, cruzes, medalhas de anjos, orações, sementes, entre centenas de outras coisas que a Entidade julgue ser necessário para auxiliar o médium na hora da incorporação.

Essas guias também podem ser pedidas por algum Caboclo, podendo ela ser toda de semente e com uma firma da cor normalmente verde, ou podem ter flechas, arcos ou lanças em aço, da mesma forma das guias em contas verdes.

GUIAS DE COURO

Não muito vista nos terreiros de Umbanda, pois essa guia é utilizada por médiuns trabalhadores que incorporam Boiadeiros, e por muitas vezes o próprio Boiadeiro, se caso pedir uma guia, a pede de contas verdes com apetrechos, conforme já foi dito antes.

Todas as guias devem ser confeccionadas sempre por determinação da Entidade trabalhadora da coroa do médium, ou por uma Entidade incorporada ao responsável pelo terreiro no qual o médium faz parte.

As guias podem ser utilizadas de uma forma tradicional, ou seja, pendurada ao pescoço, com as firmas voltadas a nuca do médium, mas em alguns casos podem ser determinado pelas Entidades a serem utilizadas cruzada ao corpo, como por exemplo se iniciando do ombro esquerdo com o término na parte lateral inferior direita do corpo (linha da cintura), ou vice e versa.

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